quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE BERINJELA

Atualmente é cada vez mais crescente o número de pessoas que apresentam doenças cardiovasculares (DCV). Essas doenças aumentam o risco de mortalidade e um dos maiores fatores de risco para o seu desenvolvimento é o colesterol elevado no sangue.  Assim, medidas que visam a redução dos níveis de colesterol, especialmente o LDL (o chamado “colesterol ruim”) e também de outros fatores de risco tem sido muito utilizadas por aqueles que desejam manter a saúde. E é aí que entra a farinha de berinjela.
A berinjela não contém gorduras e é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e flavonóides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Estudos mostram que a farinha de berinjela auxilia na redução dos níveis de colesterol- LDL, glicose e triglicérides. Além disso, apresenta leve ação diurética, auxilia na melhora do funcionamento intestinal e nos tratamentos de artrite e reumatismo.
Além disso, para aqueles que desejam perder peso a farinha de berinjela pode ser mais uma aliada. Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante dois meses, 14 mulheres entre 30 e 45 anos que estavam acima do peso foram divididas em dois grupos. O primeiro foi submetido a uma dieta com baixas calorias e suplementação com 14 gramas de farinha de berinjela por dia (2 colheres de sopa duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou durante as principais refeições).
O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação. De acordo com Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, as mulheres do primeiro grupo perderam em média seis quilos e tiveram uma redução significativa da circunferência da cintura. Além disso, elas diminuíram o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo dois, e também a concentração de ácido úrico (substância que, quando acima do recomendado, favorece inflamações e dores articulares), fatos que não ocorreram no segundo grupo.  Ao contrário do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras solúveis. O alto teor de fibras do tipo solúveis na farinha de berinjela,limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade, de acordo com a coordenadora da pesquisa. Além disso, recomenda-se que logo após o consumo da farinha seja ingerida uma fruta cítrica, rica em vitamina C, pois após a ingestão da farinha há um aumento na formação de radicais livres e a vitamina C por ser um antioxidante, neutralizaria esse efeito.
Como fazer a farinha de berinjela?
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200 graus por cerca de 2h15min. ou até o legume ficar crocante ou ressecado. Em seguida, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca. 
Rendimento: 100 g
Armazenamento: Guarde a farinha em pote bem vedado, em local arejado e longe da luz.  Pode ser na geladeira.
Validade: Um ano, quando bem armazenada e longe da luz.
JAo comprar a berinjela, escolha aquelas com casca lisa e brilhante, sem manchas amarronzadas.
Deve-se salientar que a farinha de berinjela deve estar associada a uma alimentação saudável, pois não adianta ter uma alimentação desequilibrada e esperar que apenas com a farinha você consiga alcançar os resultados que deseja. Você pode acrescentá-la em vitaminas, sucos, iogurtes ou frutas, de acordo com a sua preferência. Desfrute de todos os benefícios que essa farinha pode lhe proporcionar e tenha uma vida mais saudável!

RECEITA: Pasta de atum e farinha de berinjela 
Ingredientes:
• 1 lata de atum light (em água) - escorrer o excesso de água
• 2 colheres de sopa de requeijão light ou creme de soja
• 1 colher de sopa de farinha de berinjela
• Salsinha a gosto 
Modo de preparo:  Misture tudo e sirva com torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário