quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

LICHIA: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

A lichia é uma fruta ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros. Sua safra começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano.  Um pouco menor do que uma ameixa, a lichia possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer, como a banana. Docinha, ela agrada ao paladar até mesmo das crianças, mas também é uma boa pedida para quem quer se ver livre de quilos extras, já que a polpa da fruta possui pouca gordura, poucas calorias e muita água. Além disso, a lichia tem uma ótima quantidade de vitamina C: cada 100 g de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele.
A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado.
A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem sua casca antes de abri-la, para evitar que impurezas contaminem sua polpa. Ela é composta principalmente de vitamina C, mas possui ainda vitaminas do complexo B, cálcio, sódio e potássio. Em termos de minerais, o potássio é o micronutriente predominante no fruto.
O pericarpo (casca) da lichia pesa em média 15% do peso da fruta e contêm quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis.  As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias. Alguns estudos indicam que o pericarpo da lichia é um potente “varredor” de radicais livres e possui uma forte atividade antioxidante, o que sugere seu uso como uma fonte natural de antioxidante.
                A tabela abaixo mostra a composição nutricional da lichia:
Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca)
Valor energético
66 kcal
Carboidratos
16,53
Proteínas
0,83g
Gorduras
0,44
Fibras
1,3g
Cálcio
5mg
Fósforo
31mg
Ferro
0,31mg
Potássio
171mg
Vitamina C
71,5mg
Tiamina
0,01mg
Riboflavina
0,065mg
Niacina
0,6mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário