sexta-feira, 27 de maio de 2011

plantas medicinais


Plantas medicinais contra a micose de unha

Plantas medicinais, dicas contra micose de unha
receita caseira contra a micose de unha
Dica

O alho é um ótimo remédio caseiro para tratar a micose de unha. Experimente colocar um dente de alho grande e bem amassado num vidro de clorexidina (merthiolate) e passá-lo 3 vezes por dia nas unhas infectadas.

O merthiolate e o alho complementam-se e combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo que as unhas tornem-se mais fortes. Quando a micose de unha não é devidamente tratada a unha pode tornar-se esbranquiçadas e quebradiças, causando um quadro de infecção.

Nos casos mais graves, há indicação para a toma de medicamentos antifúngicos, mas no geral este remédio caseiro consegue tratar a micose.

 

Bálsamo



Nome popular BÁLSAMO
Nome científico Cotyledon orbiculata L.

Família Crassulaceae
Sinonímia popular Pau-de-bálsamo, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho.
Parte usada Folhas frescas
Propriedades terapêuticas Digestivo, cicatrizante, emoliente.
Princípios ativos Ácidos benzóico e cinâmico.
Indicações terapêuticas Inflamações gastroentestinais e de pele, úlcera, erisipela, afecções do aparelho respiratório e urinário, diabetes, bronquite crônica, queimaduras, frieiras.
Informações complementares
Origem
África do sul, Ásia e América Tropical.

Descrição
Árvore de parte altaneira de casca grossa e inerme. Folhas compostas de 3 a 11 folíolos ovais e lisos. Flores em cacho, brancas. Vagem alongada, curva, tendo 1 a 2 sementes, com pedúnculo achatado.

Uso farmaco-terapêutico
Digestivo, cicatrizante, emoliente, usado em inflamações gastroentestinais e de pele.

Propagação
Por estaquia.

Formas farmacêuticas habituais
Óleo extraído do tronco, sumo e suco.

Indicação, Preparo e Posologia
Uso ao natural, sob a forma de saladas, sem tempero (inflamações gástricas), apresenta uma ação protetora contra úlcera, erisipela. Usado também para combater afecções do aparelho respiratório e urinário.

O óleo é usado ainda contra diabetes, bronquite crônica, queimaduras, frieiras.

Sumo: aplicar sobre a pele inflamada.
Suco: 10 folhas batidas no liquidificador com 1 ½ de água. Tomar ½ copo antes do café da manhã.

 

Tudo sobre a Babosa


Babosa

Nome popular
BABOSA
Nome científico
Aloe Vera (L.) Burm. F.
Fotos ampliadas
Família
Liliaceae
Parte usada
Folha, polpa, seiva
Propriedades terapêuticas
Emoliente, resolutivo, antioftálmica, vulnerária, vermífuga
Indicações terapêuticas
Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolho e lêndea, inflamação, queimadura, eczema, erisipela, retite hemorroidal, entorse, contusão, dor reumática.
Informações complementaresOrigemPlanta arbustiva, de folhas carnosas, perene, encontrada originalmente nas partes secas da África, especificamente no Cabo Colônia e nas montanhas da África tropical.
Uso medicinal
O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
A folha despida de cutícula é um supositório nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente em entorses, contusões e dores reumáticas.
Dosagem indicada
Anti-helmíntico Suco: uso interno do suco fresco, como anti-helmíntico.
Queimaduras Cataplasma: aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.
Retites hemorroidais Supositório: em retites hemorroidais.
Laxante Resina: é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol, quando bem seco pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.
Contusões, entorces e dores reumáticas Tintura: usam-se 50 g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e 250 ml de água, a tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorces e dores reumáticas.
Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas Lave as folhas frescas, tire a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada. Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 minutos e coe com uma peneira. Lave a cabeça e, em seguida, aplique a gosma no couro cabeludo, massageando ligeiramente. Deixe agir por 1 hora. Enxágüe a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passar o pente fino em seguida.

 

Mamão contra rugas e manchas na pele


O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos que é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro:
é altamente digestivo (cada grama de papaína – fermento solúvel contido no fruto – digere 200g de proteína)
tem mais vitamina C que a laranja e o limão;
contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo;
é diurético, emoliente, laxante e refrescante;
cura prisão de ventre crônica;
comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago
é eficaz contra a diabete, asma e icterícia
bom depurativo do sangue
não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a cútis áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois - além disso - serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros..Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
Então... o que você está esperando para plantar e colher os seus?

 

Dieta do Chá Verde


Dieta do Chá Verde
DIETA DO CHÁ VERDE
PERCA 5 QUILOS EM 15 DIAS COM A DIETA DO CHÁ VERDE
Cardapio da Dieta do Chá Verde
Combinar o chá de Camellia sinensis a uma dieta equilibrada e de baixa caloria (esta tem 1300) é do que você precisa para emagrecer 5 quilos em 15 dias!

Jejum
1 xícara (200 ml) de chá-verde (de preferência puro e morno, todos os dias)

Para montar o cardápio para 15 dias, combine as opções de refeição da maneira que você preferir.

Opção 1

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de soja com 6 morangos, 1 col. (sopa) de granola light e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 1 torrada integral com 1 col. (chá) de requeijão light
Lanche da manhã
1 pera + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de escarola e pepino com 1 col. (sobremesa) de castanha de caju + 1 pedaço de frango (sem pele) grelhado com alecrim e tomate seco + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 1 fatia de abacaxi
Lanche da tarde
3 damascos secos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e couve-flor + 1 filé pequeno grelhado acebolado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de cenoura refogada + 1/2 banana assada com canela e cacau em pó
Ceia
1 iogurte light de fruta + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca





Opção 2



Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite desnatado com café + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (chá) de margarina light e 2 fatias de peito de peru light + 1/2 papaia com 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
Lanche da manhã
1 barra de cereais light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface com 4 ovos de codorna e 1 col. (sobremesa) de ervilha fresca + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção média de cação ao forno + 2 col. (sopa) de abobrinha e shimeji grelhados + 2 figos (ou 1 fruta da sua preferência)
Lanche da tarde
1 banana amassada com 1 col. (sobremesa) de aveia e 1 fio de mel + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira
Jantar
1 prato (fundo) de sopa de abóbora com agrião + 1 sanduíche com pão ciabatta (sem miolo) recheado com queijo cottage, sardinha escabeche, alface e tomate + 1 laranja-lima
Ceia
2 cookies integrais pequenos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira




Opção 3

Café da manhã
1 pote de iogurte light de fruta com 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 1 fatia de pão integral light com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage + 1 fatia média de melão
Lanche da manhã
1 maçã + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de almeirão e palmito polvilhada com 1 col. (sobremesa) de queijo parmesão + 2 panquecas de frango com molho ao sugo + 4 col. (sopa) de espinafre refogado com milho verde + 1 fatia média de melancia
Lanche da tarde
5 castanhas-do-pará + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula e erva-doce + 1 batata assada e recheada com atum e cogumelo + 3 col. (sopa) de vagem refogada + 2 fatias de manga
Ceia
1 fatia média de papaia com semente de linhaça triturada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi




Opção 4

Café da manhã
1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó + 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 2 biscoitos integrais + 1 maçã média
Lanche da manhã
4 biscoitos de polvilho + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de alface com 2 col. (sopa) de grão-de-bico + 2 pegadores de espaguete ao alho e óleo + 3 col. (sopa) de brócolis refogados com azeite e alho + 2 pedaços pequenos de quibe assado + 5 uvas verdes (tipo itália)
Lanche da tarde
1 saquinho pequeno de soja tostada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja
Jantar
1 prato (fundo) de sopa de legumes + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de frango xadrez + 3 col. (sopa) de chuchu e tomate ensopados + 1 rodela de abacaxi
Ceia
1 copo (200 ml) de suco à base de soja + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja


Opção 5

Café da manhã
1 taça de salada de frutas (mamão, maçã e morango) com 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado, 1 col. (sopa) de aveia e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 3 torradas integrais com 1 col. (sopa) de cream cheese light

Lanche da manhã

1 Polenguinho com Fibras + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce
Almoço
1 prato (sobremesa) de repolho roxo e cubos de maçã + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 fatias finas de lombo magro assado + 2 col. (sopa) de farofa com couve-manteiga + 1 fatia de abacaxi com hortelã e capim-cidreira picadinhos
Lanche da tarde
3 biscoitos integrais com 1 col. (sopa) de geleia light de morango + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de escarola com tomate-cereja e azeitona preta picada + 1 fatia média de quiche de ricota com espinafre, mussarela light e orégano + 1 mexerica
Ceia
1 fatia pequena de melão + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce




Opção 6

Café da manhã


1 pote de iogurte natural desnatado com 1 fatia pequena de mamão picado e 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 tapioca com 2 col. (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas + 1 copo (200 ml) de suco de uva (sem açúcar)
Lanche da manhã
2 cookies de soja light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga
Almoço
3 col. (sopa) de soja ao vinagrete + 2 rodelas de ricota grelhada e temperada com molho de ervas finas + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 3 col. (sopa) de seleta de legumes refogada com azeite + 1 taça de mosaico de gelatina diet
Lanche da tarde
1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de extrato de soja sabor baunilha (ou chocolate) + 1 xíc. (chá) de chá-verde com casca de manga
Jantar
1 prato (sobremesa) de salada de alface com cenoura e rabanete em rodelas finas + 1 pastel assado de frango desfiado com requeijão + 2 ameixas vermelhas
Ceia
1 rodela de abacaxi com hortelã picada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga

Siga corretamente a dieta do chá verde e perderá o peso conforme anunciado.

Opção 7

Café da manhã



1 copo (200 ml) de leite de soja com 2 col. (sopa) de flocos de milho sem açúcar e 1 banana picada + 2 torradas com 2 col. (chá) de patê de tofu com gergelim (ou cream cheese) + 1 copo (200 ml) de melancia batida com gengibre
Lanche da manhã
1 fatia fina de bolo simples + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã
Almoço
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cogumelo e rabanete + 1 espeto de carne magra grelhada + 2 canelones de ricota ao molho sugo + 1 espeto de morango com chocolate meio amargo
Lanche da tarde
1 pacote médio de pipoca sem manteiga + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã
Jantar
1 prato (fundo) de creme de mandioquinha + 1 cachorro-quente com 1 salsicha de frango, tomate picado, 1 col. (chá) de mostarda e 1 col. (chá) de ketchup + 1 taça de musse light de limão
Ceia
1 copo (200 ml) de iogurte batido com banana e ameixa + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã

Nenhum comentário:

Postar um comentário